Atividade útil e legítima
ATIVIDADE ÚTIL E LEGÍTIMA
O clipping é um serviço social relevante, um trabalho simples e necessário. Sobretudo no atual estágio da humanidade, já na Terceira Revolução Industrial, com aumento exponencial da informação em circulação.
É uma atividade restrita, que reúne número limitado de empresas e não requer grandes inversões financeiras. O clipping é um aliado do jornalismo e um dos múltiplos segmentos que complementam e completam a imprensa em geral. Dá visibilidade à informação publicada e ajuda a dar discernimento aos que formam a chamada opinião pública.
No mundo globalizado e de comunicações instantâneas, a notícia percorre diferentes caminhos, segundo cada interesse particularizado. O clipping se encarrega de identificar, localizar, reunir e organizar a informação pertinente a cada qual, e assegura que seus usuários efetivamente possam tomar conhecimento de notícias que lhes dizem respeito, que afetam seus mercados, que atingem seus negócios, imagem e reputação.
Na sociedade moderna, todo o sistema de informações completa-se numa interdependência perfeitamente natural. Não por acaso um órgão de informação é múltiplo, objetivando os diferentes setores, cada qual com seus interesses específicos.
Mesmo que os órgãos da imprensa busquem a especialização como forma de mais bem atender aos diferentes segmentos e suas especificidades, sempre há margem para notícias diversas e mais amplas no vasto universo da informação.
Por isso mesmo, um órgão de imprensa não se sobrepõe a outro, seja pelas informações que transmite, seja pela necessidade objetiva que tem cada pessoa, cada alvo específico da informação.
Uma das questões básicas para o mundo empresarial é a guarda das informações, ou seja, o arquivo daquilo que é transmitido pela mídia em geral e que interessa particularmente.
Há sempre um interesse particularizado que faz de determinada notícia o foco específico da empresa (pessoa, setor ou entidade) envolvida direta ou indiretamente no assunto divulgado, seja para simples informação e conhecimento, seja, inclusive, para possíveis negócios, interação, correção e reparação.
Portanto, resumidamente, o clipping é o recorte de uma notícia, informação ou comentário que interessa a alguém. Pessoas físicas e jurídicas desejam cada vez mais manter arquivo específico de notícias, segundo variados critérios e necessidades, classificadas por assunto, segmento ou outro ponto de vista, processadas e analisadas dentro de modernas ferramentas de mensuração e valoração, sejam quantitativas ou qualitativas. E contam com profissionais e empresas especializadas para executar essas tarefas.