Diretoria
Diretoria eleita para o Biênio 2023-2024:
Presidente
Luís Cláudio Garrido - MidiaClip
Vice-Presidente
Rilson Raposo - Fábrica de Ideias
Diretor Secretário
Geraldo Lion - Expectv
Conselho Fiscal
Maurício Gonçalves da Cruz - Info4
Cláudio Fernando Gomes Lopes Júnior - CI Comunicação
Marilene Messias Ferreira - Interclip
Suplentes
Alexandre Dellacha Vique - Info4
Cassiano de Bernardis - Sinopress
Comissão de Ética
Fábio Carvalho Lemes - Clipei
Enrico Manzi Paes Manso - Boxnet
Carlos Alberto Cardoso - CWA
Suplentes
Ana Paula Ribeiro - Clipei
Pedro Domingues Zequini - Top Clip
Graziela Guardiola - Precisa Comunicação e Clipping
Palavra do Presidente
Morreu hoje, 30 de setembro de 2024, às 6 da manhã, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, Paraíba, Ildefonso Magalhães Bassani. Contava 66 anos e era natural de Arceburgo, interior de Minas. O empresário presidiu a Associação das Empresas de Monitoramento de Informação por dois mandatos, de 2007 a 2011, e foi seu vice-presidente financeiro de 2011 a 2016. Era formado em Comunicação Social, com especialização em Publicidade e Propaganda pela UFMG, e pós-graduado em Marketing pela Fundação João Pinheiro.
Carreira sólida e mais de 40 anos de experiência, Bassani iniciou a vida profissional na área de comunicação da Construtora M. Roscoe S.A. Transferiu-se depois para a Setembro Propaganda, onde foi responsável pelo atendimento e coordenação de campanhas como o lançamento nacional da Cerveja Kaiser. Foi também eleito o mais novo Publicitário do Ano do país pelo Prêmio Colunistas Minas Gerais, em 1984.
Na DNA Propaganda, por ele fundada, atuou em diversas campanhas como a do candidato Fernando Collor de Mello, e coordenou a campanha ao Governo de Minas do então candidato José Alencar Gomes da Silva. Insatisfeito com o rumo que a DNA estava tomando, retirou-se da sociedade e tornou-se sócio da Ideia Fixa, em 1990.
Foi diretor tesoureiro do SINAPRO MG (Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais) por dois mandatos e cofundador da Abemo, em 1995. Recebeu a Ordem do Mérito Legislativo Municipal da Câmara dos Vereadores de BH em 1989 e integrou a Comissão de Direito da informação da OAB/MG. Como escritor, participou de algumas coletâneas ao lado de autores como Afonso Romano de Sant'Anna, Olavo Romano, Frei Beto e José Paulo Cavalcanti Filho.
Há dezoito dias, Bassani teve uma reação a um medicamento e foi internado na capital paraibana, onde vivia com a esposa Yêda Galvão desde julho de 2023. Morreu na manhã desta segunda, na UTI. A causa da morte foi pneumonia.
Diretoria e associados da Abemo compartilham da dor da família e amigos e estendem votos de conforto a todos que privavam de sua companhia e amizade.